Reclamações no delivery do seu restaurante? Saiba como lidar

Como montar o cardápio do meu restaurante
11 de março de 2019
Aplicativo de delivery Planeta Pizza
14 de março de 2019

Se existe algo que não tem como fugir quando se tem atendimento ao público é, reclamação. As reclamações dos clientes sempre existirão, sempre!

O que você precisa é, lidar com cada uma delas da melhor maneira possível, pois cada caso é um caso e cada cliente é único.

Para ajudar nessa jornada, descrevemos abaixo algumas dicas de como ser flexível e não deixar que as reclamações dos clientes afete seu negócio.

 

Antecipe o que pode ser reclamado e melhore o processo

Esse é um dos passos mais importantes, se você consegue prever o que pode virar uma reclamação e antecipar-se a isso, você evita um sério problema.

Podemos citar diversos exemplos: não deixe o cliente esperando para ser atendido, não atrase a entrega além do prazo que você informou, não mande comida fria, não mande o lanche misturado na caixa, não cobre valor errado, não deixe de atender o delivery nos horários estipulados, não atenda o cliente com má vontade, mas sim, com o sorriso no rosto, não entregue o que ele não pediu, não deixe cair cabelo na comida etc.

São pequenos detalhes, que podem trazer uma consequência enorme, tanto para o bem, quanto para o mau, ou seja, o cliente pode te elogiar ou reclamar do seu negócio.

Agora, se você ficar atento a esses detalhes, é bem provável que você tenha mais elogios do que reclamações.

 

Escute o seu cliente

Essa é uma dica interessante, pois alguns clientes querem apenas ser ouvidos. Em alguns casos, ele quer fazer uma crítica construtiva e isso vai acabar te ajudando, então escute-o.

Agora, quando ele for de fato reclamar, escute também, deixe ele desabafar e expor sua opinião sobre o fato ocorrido.

Além dos clientes trazerem o faturamento da sua empresa, eles podem ajudar a melhorar os processos.

 

Dê razão ao que ele tem razão

Nem sempre o cliente tem razão, mas às vezes, ele tem razão, então, quando ele tiver, concorde com ele.

Não tenha medo de perder clientes, se você estiver na razão, prove isso a ele com argumentos convincentes, mas de maneira cordial.

Em alguns casos, clientes que tem razão em suas reclamações, não pensam duas vezes para jogar tudo na rede social, e isso pode ser catastrófico para seu negócio, pois, da mesma forma que a internet pode te ajudar na divulgação, ela pode acabar com você.

O efeito viral de coisas boas e ruins ocorrem com frequência. Tome cuidado com isso!

 

Não ofenda seu cliente quando fizer uma reclamação

Em hipótese alguma ofenda seu cliente, se fizer, está provando que não merece ter um negócio. Assim, você estará perdendo o cliente ofendido, todos os seus amigos e todos aqueles que ele conseguir alcançar com a mensagem negativa do seu estabelecimento.

Como dissemos acima, tenha argumentos convincentes e seja cortês. Seu negócio não sobrevive sem clientes, mas os clientes sobrevivem sem você. Pense nisso!

 

Se estiver errado, se desculpe com o cliente

Não deixe seu ego acima do seu negócio. Se em alguma situação, o seu restaurante estiver errado em algo com o cliente, desculpe-se com ele, dê um brinde, um desconto ou simplesmente peça desculpas ao cliente.

O cliente perceberá a humildade em você e entenderá que, quando você erra, você se desculpa, isso passará confiança para ele, e nesse caso, uma magica acontecerá, o cliente fará propaganda positiva do seu negócio por conta dessa atitude.

 

Aproveite as críticas para melhorar

Seu restaurante nunca será bom o suficiente que não possa melhorar. Então, aproveite as críticas para melhorar ainda mais seu negócio e aproveite os elogios para manter o que já é bom.

Sempre haverá espaço para melhorar alguma coisa no seu delivery e encantar seus clientes. Os estabelecimentos que não estiverem aptos a mudanças e melhora constante, morrerá na praia de tanto nadar sem saber para onde está indo ou que precisa mudar.

Não use somente essas dicas sobre reclamações como parâmetro, mas também, pense em coisas do dia a dia que você poderá melhorar ou se adaptar.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Cliente