O que faz o cliente não voltar a pedir em seu delivery

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Você acompanha os resultados do delivery do seu restaurante para saber se os clientes estão voltando, ou se eles compram uma única vez e não voltam mais?

Se você não sabe isso, provavelmente está matando um leão por dia ao ter que atrair todos os dias um novo cliente e isso é ruim para seu negócio.

Podem haver diversos motivos para o cliente não voltar, porém entendemos que, esses motivos listados abaixo, são os principais, então, leia e dê uma atenção especial a eles.

Continue lendo!

 

1. Pedido demorar a ser entregue

É normal o tempo de entrega ser dinâmico e com isso, variar bastante, principalmente aos finais de semana. Você acaba imaginando e tendo um sentimento de que consegue atender todos num prazo de 30 minutos, mas acaba durando mais de 40.

Então, o primeiro passo para resolver esse problema é se organizar, ou seja, acompanhe diariamente o tempo de entrega dos seus pedidos, contrate os motoboys de acordo com o volume de vendas e sempre coloque para o cliente um tempo maior de entrega do que normal, pois se atrasar um pouco, ainda estará dentro do prazo.

Uma forma de agilizar seus pedidos, é ter um aplicativo de delivery próprio para receber os pedidos online, com ele, você ganha tempo no processo de recebimento.

 

2. Produto chegar bagunçado

Esse é total e exclusiva responsabilidade do seu motoboy, justamente por se ele o entregador do seu produto. Esse é o motivo de ter pessoas sérias trabalhando com você.

Raramente o produto chega bagunçado por conta da montagem, ou seja, de quem preparou a comida. Geralmente isso acontece, por conta da rota que o motoboy faz até a casa do cliente.

Então, se você tem uma empresa que faz o serviço de entrega, cobre a empresa para mandar profissionais sérios e responsáveis. Agora, se você contrata os motoboys por conta própria, certifique-se de encontrar pessoas com esse mesmo perfil.

 

3. Produto chegar frio

Para aqueles que não gostam de comida fria, receber um produto frio em casa é um motivo muito forte para as pessoas pararem de pedir delivery com você.

Isso, geralmente acontece quando existem poucos ou apenas um motoboy e seu volume de entrega é muito grande ou quando você tem rotas muito distante da sua loja, nesse caso, sendo ideal abrir outra loja ou outro ponto de delivery na sua cidade.

Para resolver isso, você precisa avaliar seu volume de entregas, para contratar outro profissional, verificar a distância da sua rota de entrega e também controlar a produção dos seus produtos para não sair muito antes do entregador chegar.

 

4. Não entregar o que foi pedido

Isso acontece muito no nicho das hamburguerias, pois o cliente, por exemplo, abre o aplicativo de delivery da loja, escolhe o seu X Egg Bacon sem passas, mas na hora que recebe o produto em casa, chega para ele um X Egg Salada com passas.

Perdeu mais um cliente!

Então, primeiramente, treine muito bem seus colaboradores, façam gravar seu cardápio e entender seus produtos e principalmente ter atenção na hora da produção.

Na hora da correria, isso pode vir a acontecer, mas se ensinar seus colaboradores a trabalhar com tranquilidade e calma, não vai haver nervosismo para atrapalhar o fluxo do delivery.

 

5. Não dar benefícios

Esse não é um ponto muito crítico, mas pode vir a acontecer, pois existem clientes que podem ser considerados os caçadores de promoções. Qualquer benefício que você der a ele, ficará feliz, mas se não tiver nenhum, ele não volta.

Então, nesse caso, estude possibilidades, por exemplo, dar desconto com taxa grátis em dias de pouco movimento, até para você vender mais, ou pedidos até determinada hora ganha 10% de desconto. Seja criativo e crie algo que não vá afetar sua margem.

 

6. Produto de má qualidade ou estragado

O cliente além de, nunca mais pedir no delivery do seu estabelecimento, ele irá fazer propaganda negativa da sua loja, caso isso aconteça.

Produto de má qualidade ou estragado é motivo para propaganda negativa, cabendo até processo, caso o cliente passe e consiga comprovar que passou mal por conta da comida do seu estabelecimento.

Faça uma boa escolha dos seus fornecedores, e avalie diariamente a matéria prima para a produção dos seus produtos para que isso não ocorra.

 

7. Atendimento ruim

Seu produto poderá ser o melhor da região, mas se você não souber atender bem seus clientes, é bem provável que eles nunca mais voltem.

Imagine o seguinte, o cliente está tirando a carteira do bolso e gastando parte do dinheiro que conquistou no seu trabalho durante o mês e quando vai pedir no seu delivery, ele é tratado de uma forma ruim. Nesse caso, ele vai voltar? Provável que até cancele o pedido.

Uma forma de sanar esse problema, além de ter pessoas que pensam na experiência do seu cliente, é automatizando o recebimento do pedido através do aplicativo de delivery, pois o cliente terá autonomia para fazer o pedido e depois só esperar para chegar em sua casa.

Bom, esses foram os sete motivos que descrevemos para você dar atenção e saber o porque os clientes não voltam a pedir com você. Foque para corrigi-los e verá clientes te indicando como referência.

Se tiver algum outro motivo que você acha que o cliente possa não voltar, comente abaixo para dividir suas experiências conosco.

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