Guia completo para montar o Delivery de Sucesso

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Se você pretende montar um delivery do seu negócio atual, ou mesmo montar um delivery do zero, existem 4 pilares que você deve seguir para ter um delivery de sucesso, são eles: planejamento, divulgação, execução e acompanhamento.

Esses pilares vão nortear o caminho a seguir, para evitar custos não previstos no investimento para montar o delivery, além de garantir um melhor direcionamento para o sucesso do negócio. Neste guia completo, nós abordaremos todos esses pilares detalhadamente. Continue lendo!

 

Porque fazer delivery no meu negócio? 

A resposta para essa pergunta é, com o delivery você tem a possibilidade de atender toda a cidade, não se limitando a um ponto fixo, também pela facilidade de pedir comida em casa e pela tendência que os consumidores estão seguindo de cozinhar menos e pedir mais via delivery.

Nesse post, descreveremos alguns passos para você seguir e que vão direcionar melhor seu caminho ao montar o seu delivery de uma forma que você tenha um melhor retorno sobre o investimento que irá fazer.

 

Planejamento

1. Pesquisa de mercado

Na fase de planejamento, a primeira coisa a fazer é, montar uma pesquisa sobre o negócio que pretende abrir ou se você já tem um negócio, é preciso fazer a pesquisa para saber se os clientes vão pedir seu produto via delivery.

Além disso, essa pesquisa vai dar a informação sobre seus concorrentes, ou seja, as pessoas vão te falar quais são as empresas que já entregam o produto que você deseja colocar no delivery.

 

2. Público Alvo

Para saber quem serão as pessoas que vão comprar seu produto, é preciso definir o público alvo, pois o marketing do seu delivery deverá ser voltado especificamente para essas pessoas.

Se você pretende montar um delivery de salgadinhos, nesse caso, o perfil do seu público precisa ter as seguintes características: gostar de frituras, não estar fazendo dieta, comprar salgadinhos com alguma frequência etc.

Esse levantamento vai ser usado pelo Marketing para a divulgação do seu delivery.  

 

3. Estrutura e investimento do delivery

Ao pensar no ponto do seu delivery, ou seja, onde ele será localizado, o melhor ponto será onde você esteja no centro da cidade para que seus motoboys consigam ir a qualquer lugar de uma forma rápida.

Outra questão, é decidir se o seu delivery ficará no mesmo local que a sua loja física onde você atende os clientes no balcão.  Como o atendimento balcão e delivery têm dinâmicas diferentes, o ideal é que fiquem separados, mas se não for viável, separe pelo menos, as pessoas que cuidarão do delivery, das que cuidarão do balcão, assim como, um espaço interno separado para os dois processos.

Com o ponto escolhido, é preciso fazer os investimentos necessários para montar a loja para começar os trabalhos do seu delivery.

 

4. Fornecedores

A escolha dos fornecedores é de suma importância, primeiro por entregar produtos de qualidade, segundo para não atrasar nas entregas e não te deixar na mão quando você mais precisar.

Então, faça cotações e escolha bons fornecedores de materiais para seu delivery e também aproveite para barganhar preços, já que, ele será seu fornecedor por prazo indeterminado.

 

5. Cardápio do delivery

A hora que for montar o menu é preciso muita atenção para criar um cardápio que seja vendedor, ou seja, que ele venda por si só. 

Ele precisa ser atrativo, precisa ter seus melhores produtos, não pode ser muito extenso, precisa ser claro e objetivo e se possível, é ideal colocar algumas imagens dos principais produtos da casa.

 

Divulgação

 

1. Redes sociais

Se você quer vender, você precisa estar onde seu público está e nada melhor do que as redes sociais para te ajudar nessa atividade. Pense que seus clientes estão nas redes sociais, 24 horas por dia e 7 dias por semana, ou seja, eles estão o tempo todo nas redes sociais. Esteja lá!

Agora, um ponto importante, não faça 100% de propagandas nas postagens das redes sociais, pois as pessoas entram nelas para se relacionar e não para ficar vendo publicidade, então, poste coisas interessantes para sua audiência.

 

2. Parcerias

Uma questão que pode ajudar bastante seu delivery são as parcerias, ou seja, fazer parcerias com pessoas, lojas, instituições etc, isso ampliará seu raio de visão, porque mais pessoas saberão da sua existência.

 

3. Rádios

Provavelmente em sua cidade existe alguma rádio que é bem conhecida e que talvez você já até tenha feito publicidade com ela.

Nesse caso, seria interessante fazer uma divulgação com ela para lançar uma promoção do seu delivery. Pense que, as pessoas estão no ônibus, em casa, no carro, no trabalho ouvindo rádio durante todo o dia, e que poderão ouvir sua publicidade.

 

4. Outros meios de divulgação do delivery

Outros meios que você poderá divulgar seu delivery são, por meios de panfletos, ônibus, TV, shopping, outdoors etc. Onde você verificar que  tem pessoas, você poderá fazer uma divulgação do seu negócio.

 

Execução

 

1. Treine sua equipe

Um dos passos mais importantes para ter um delivery de sucesso é ter uma equipe treinada e alinhada com os valores da empresa. Pense que, são eles que trazem a receita para seu negócio.

Aproveite o tempo antes da abertura para contratar e efetuar um treinamento dos funcionários, usando rotinas padronizadas para facilitar o dia a dia de quem vai ficar na linha de frente.

 

2. Use a tecnologia a seu favor

Já que vai começar o delivery do zero, aproveite que seus clientes ainda não tem uma cultura de pedir por telefone ou WhatsApp, e incremente no processo um aplicativo de delivery.

Começando dessa forma, você conseguirá agilizar seu processo de recebimento de pedidos, pois a responsabilidade do pedido fica por conta do cliente.

E, isso não é nem um empecilho para ele, pois através do aplicativo, ele faz o pedido em menos de 3 minutos, e seu trabalho será imprimir a via do pedido, preparar e entregar apenas.

 

3. Fidelização dos clientes

Crie programas de fidelidade para manter os clientes sempre por perto e comprando com você. Lembre-se que, vender para um cliente já existente é mais barato do que vender para um novo cliente.

Um exemplo de fidelização: a cada 5 compras acima de R$ 20,00, ganhe 10% de desconto na próxima compra. Através da plataforma Delivre é possível criar programas de fidelidade automatizados direto pelo aplicativo.

 

Acompanhamento

 

1. Vendas

Nenhuma empresa sobrevive sem vendas. Vendas deveria ser o processo principal de toda e qualquer empresa. Sem ela, sua empresa morre.

Então, acompanhe diariamente as vendas da sua empresa, veja se seus funcionários estão batendo as metas de vendas diárias, e caso, não estiver, tome ações para o objetivo seja alcançado.

 

2. Produtividade

Para os funcionários trabalharem com o máximo de produtividade, eles precisam estar motivados, e para motivá-los, eles precisam de incentivos.

É assim que a roda gira, além das conversas motivacionais, você precisa de alguma forma gerar benefícios para seus colaboradores, por menor que seja, às vezes pagar um café da manhã para todo mundo já os deixam motivados. 

Dessa forma, você irá garantir o máximo de produtividade deles, pois não adianta somente cobrar, tem que beneficia-los também.

 

3. Custos

Assim como acompanhar as vendas é imprescindível para o sucesso do delivery, monitorar os custos do negócio é o que faz manter as contas em equilíbrio e nunca deixando elas subirem e ultrapassar a receita.

Então, verifique constantemente os gastos da empresa, seja com matéria prima, gastos com pessoal ou equipamentos e certifique-se que está dentro do previsto.

 

4. Marketing

Como sem vendas a empresa não sobrevive, sem marketing a empresa não é conhecida, ou seja, você pode ter o melhor produto do mundo, se as pessoas não conhecerem, ele não será vendido.

Então, aproveite ao máximo o setor de marketing, ou a agência de marketing que você contratou para divulgar seu delivery e cobre para que eles dêem o melhor ao criar as ações de marketing para divulgar sua empresa. Monitore os resultados dessas ações com frequência.

Encerramos por aqui. Seguindo as dicas desse guia passo a passo, e incrementando mais atividades de acordo com sua realidade, será bem provável que você conseguirá montar seu delivery de sucesso. Esperamos ter ajudado!

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