É possível automatizar as vendas do meu restaurante através de um aplicativo de delivery?

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Atualmente, a inovação da tecnologia está trazendo cada vez mais facilidades aos usuários, com isso, restaurantes, lanchonetes e pizzarias também se beneficiaram automatizando seu processo de venda através do aplicativo de delivery.

O que antes existia somente o telefone fixo para receber pedidos, hoje existem diversas possibilidades.

Os aplicativos de delivery trazem para o usuário a facilidade, praticidade, além de benefícios como o programa de fidelidade automatizado, com isso, a adesão das pessoas a essa plataforma cresce cada vez mais a cada dia.

Neste texto, descreveremos duas opções que hoje você tem para automatizar seu processo de venda através de um aplicativo de delivery.

 

Aplicativos Marketplace

Os aplicativos do tipo marketplace são como shoppings no meio digital, pois, ele é um aplicativo único com várias lojas cadastradas dentro dele. Para o usuário final, ele terá uma gama de opções de restaurantes, pizzarias, lanchonetes, etc para efetuarem seus pedidos.

As principais vantagens desse modelo são: não ter um custo com desenvolvimento de app, o que na maioria dos casos é um custo alto e o marketplace ter uma base grande clientes (base deles, não sua) e com isso a probabilidade de mais clientes te encontrar é maior.

A desvantagem dessa plataforma são: ela cobra um percentual sobre cada venda, variando entre 8% a 15% sobre cada pedido. Nesse caso, se trata de ter um sócio a mais no estabelecimento já que boa parte do seu faturamento fica com o marketplace. Outra desvantagem, por ser um shopping no meio digital, você concorre com todos as outras lojas que estão no app e você não tem acesso a base de clientes, sendo nesse caso de propriedade do marketplace.

 

Aplicativo de delivery próprio da loja

O modelo de aplicativos próprios também vem tomando espaço no mercado de delivery, tanto para proporcionar a facilidade aos clientes nos pedidos, quanto para pela visibilidade que ele traz a marca ao passar mais confiança ao usuário.

As principais vantagens desse modelo são: ter um aplicativo de delivery totalmente customizável com sua marca, ter um app exclusivo do seu negócio, ter acesso a base de clientes, pois, no marketplace você não tem, atualizar praticamente todas as configurações do app através do painel administrativo, ter a possibilidade de criar cupons de descontos ou programa de fidelidade, enviar mensagens via notificação para os clientes, fidelizar seu cliente etc.

Com o Delivre, por exemplo, ainda tem uma outra grande vantagem que é não pagar taxas sobre pedidos e também não pagar um custo alto com desenvolvimento, pois, o modelo de negócio é através de assinatura mensal. Se quer saber mais clique aqui e peça um orçamento!

A principal e talvez a única desvantagem do aplicativo própria é a divulgação do mesmo. No marketplace, você não precisa divulgar o app, mas quando se fala em um aplicativo de delivery próprio, será preciso divulgá-lo para que as pessoas baixem.

Se parar para pensar, a divulgação da sua empresa, você já precisa fazê-la diariamente, caso contrário, você não se torna conhecido, então, o que acontece é que você vai divulgar algo a mais. Então, a divulgação do app não é algo que foge da sua rotina diária e teoricamente não pode ser considerada uma desvantagem.

 

Utilizando as duas estratégias

Para quem pretende alcançar um número maior de clientes é recomendável usar as duas estratégias, pois, o você consegue pegar os clientes que vem através do marketplace, assim como vender para os clientes que são fiéis a você.

Uma dica importante é, faça uma maior divulgação do app próprio para que, todo o cliente que vier do marketplace, você conseguir convertê-lo para seu app próprio, pois, como no marketplace você paga percentual sobre o pedido, se trouxer para sua plataforma esse custo será reduzido.

No início, os dois cenários são recomendáveis, e quando conseguir trazer a maior parte dos clientes do marketplace para sua plataforma, você poderá ou sair da plataforma, ou continuar apenas com intuito de divulgação de marca, pois, você continuará sendo visto.

As duas plataformas servirão para automatizar o processo de venda do seu delivery, pois, tem praticamente as mesmas funcionalidades, basta você efetuar os cálculos para saber qual é mais viável para seu negócio.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente. Faremos o possível para te ajudar!

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