Como montar o cardápio do meu restaurante

Criar meu aplicativo delivery do zero ou contratar o Delivre?
1 de março de 2019
Reclamações no delivery do seu restaurante? Saiba como lidar
13 de março de 2019

Organizar o cardápio do seu restaurante é um passo importante para o sucesso do seu negócio, pois é através dele que você mostra a organização do seu estabelecimento e causa impacto nos clientes.

Para te ajudar, descrevemos abaixo algumas dicas que você pode usar para montar o cardápio, deixá-lo mais apresentável e torná-lo o vendedor do seu negócio.

Continue lendo!

 

Cardápio explicativo

Pense que seu cliente precisa de detalhes, então ao montar o cardápio do seu restaurante, pizzaria ou lanchonete, coloque os itens básico que todo cardápio deve ter: Nome do prato, descrição do que vem no prato e se possível a imagem.

Não deixe espaço para dúvidas do cliente. É ideal que, quando ele passar o olho no cardápio, ele entenda tudo o que está lá, e não precise te perguntar nada. Então, faça o detalhamento ao montar o cardápio.

 

Organizar o cardápio por categorias

Nada melhor do que pegar um cardápio e ele está todo organizado por categorias. Assim é possível visualizar de uma maneira melhor e mais rápida o que pedir.

Imagine um cliente que chega em seu estabelecimento com muita fome, e ao olhar o cardápio ele não conseguir achar o que ele quer, porque tem uma única lista enorme de todos os produtos da loja, imaginou? Então, ao montar o cardápio, separe por categorias e evite isso!

 

Revise o cardápio quantas vezes for necessária

Uma coisa pior do que não ter uma boa organização no cardápio é encontrar erros de português. O cliente que encontra erros, pode até questionar a qualidade do seu produto, pois se você não tem preocupação ao montar o cardápio que é um item básico, você pode não se preocupar com muitas coisas no negócio.

Então, revise quantas vezes for necessária, peça outras pessoas para revisar também e só depois mande imprimir o mesmo.

Além dos erros de português, verifique também os preços, pois, se colocar um preço que não é o certo, os clientes vão questionar ao efetuar o pagamento. Tome cuidado com isso!

 

Destaque o prato principal que você quer vender

Todo estabelecimento tem um prato que é o carro chefe, aquele que sempre vende mais. Então, use isso a seu favor e coloque esse prato em destaque no seu cardápio para que as pessoas peçam ele cada vez mais.

Com isso, você estará dando forças aquele prato, pode até colocar uma observação nele que é o mais pedido da loja para chamar ainda mais atenção.

Agora, você também pode colocar em destaque o prato que pretende promover para se tornar o prato principal.

 

Tire fotos dos pratos para montar o cardápio

Encontre um fotógrafo profissional para tirar as fotos do seu prato, pois uma imagem tirada do celular, mesmo a câmera sendo boa, ela não ficará com a mesma resolução de uma câmera profissional.

O fotógrafo saberá usar a luz, o local, o prato, tudo o que for possível para pegar o melhor ângulo do prato e tirar a melhor foto possível para poder montar o cardápio com as imagens do seu próprio produto.

 

Peça um designer para criar o cardápio

Após rascunhar o cardápio e organizá-lo da forma que você quer que ele fique, contrate um profissional de design ou uma agência para criar a arte do cardápio para você poder imprimir.

É sempre melhor contratar um profissional, pois ele saberá criar uma harmonia entre os textos e as imagens que você pretende colocar. Dessa forma seu cardápio ficará muito mais bonito.

 

Mantenha o cardápio sempre atualizado

Sempre que o cardápio tiver alguma alteração, seja de valor, de um prato novo ou de um prato que você não vá vender mais, atualize imediatamente o cardápio para não causar transtornos com os clientes.

Verifique sempre o estado de conservação do cardápio para trocá-lo quando necessário.

Nessa hora, é bom manter o contato com o designer que criou a arte, porque com o arquivo salvo que foi criado, ele fará a alteração de uma forma fácil e rápida para imprimir novamente.

 

Tenha várias cópias do cardápio

Se o seu restaurante tem um alto volume de clientes, tenha várias cópias do cardápio para que os clientes não tenham que ficar esperando outra pessoa olhar o cardápio para também olhar.

Geralmente, você consegue um preço mais acessível se fizer várias cópias com a empresa que fará a impressão.

Esperamos ter ajudado com essas dicas para você montar o cardápio vendedor do seu estabelecimento. Se gostou das dicas, aproveite e compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Cliente