Como criar o chatbot no WhatsApp para receber pedidos online?

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Uma tendência que está surgindo no mercado, é a automação de atendimento via Chatbot no WhatsApp, mesmo ainda caminhando a passos curtos, esse recurso já vem sendo testado e usado por algumas empresas.

Como ainda temos pouca informação, decidimos criar um post simples sobre como usar o Chatbot para receber pedidos online via WhatsApp e usando nossa plataforma, o Cardápi.us. Esse texto poderá sofrer atualizações no futuro ou até criarmos um novo.

Então, para você que está pensando em usar um robô para atendimento nessa rede social, se atente aos passos descritos abaixo.

 

1. Criar uma conta no sistema de criação de Chatbot

Primeiro passo é criar uma conta em um dos sistemas que fazem a criação do chatbot no WhatsApp, pois, uma coisa a saber é, você não cria o bot no próprio app do WhatsApp, você cria ele em um sistema separado, mas que faz a conexão com o WhatsApp.

Após algumas pesquisas, chegamos a alguns sistemas que fazem a criação do bot no WhatsApp, são eles: DialogFlow, Zenvia e Megazap Business.

Esses sistemas, são todos pagos e alguns possuem versão free, ou seja, você precisa colocar na ponta do lápis se valerá a pena colocar um atendente virtual no WhatsApp ou criar, por exemplo, um aplicativo de delivery para receber seus pedidos online.

Após criar a conta em uma dessas empresas, você poderá começar a criar o chatbot para o WhatsApp da sua loja.

 

2. Criar o script de perguntas e respostas

Após criar a conta em um dos sistemas citados acima, você precisa criar um script de perguntas e respostas para que o chatbot consiga direcionar o cliente para onde ele deseja.

Como estamos falando de pedidos online, nesse caso, você precisa criar o chat para que o cliente consiga fazer um pedido pelo WhatsApp, além de criar inicialmente as perguntas, precisará colocar a demonstração do cardápio para o cliente conseguir fazer a escolha dos produtos.

 

3. Testar o chatbot

Criado o chatbot no WhatsApp para sua loja é preciso fazer os testes para verificar a usabilidade do mesmo antes de liberar para os clientes. Esses testes incluem simular possíveis erros que possam vir acontecer.

Então, pegue seu celular pessoal e mande uma mensagem para a conta comercial da sua loja onde foi criado o chatbot e faça o passo a passo como se fosse o cliente entrando em contato com sua loja para fazer o pedido via WhatsApp.

 

4. Liberar o uso para os clientes

Efetuado todos os testes necessários, é hora de colocar o chatbot no WhatsApp em produção e liberar o uso para seus clientes. Nesse momento é bom acompanhar de perto se tudo está funcionando corretamente.

Esse acompanhamento é importante, pois caso exista alguma falha de configuração ou mesmo da programação do bot, é possível corrigi-lo antes que vários clientes comecem a usá-lo.

 

5. Usando chatbot no WhatsApp para receber pedidos no Cardapi.us

Uma das formas que você pode fazer para simplificar o atendimento do seu delivery no WhatsApp é, criar seu cardápio digital para receber pedidos online pelo Cardápi.us e após, criar o chatbot direcionando as pessoas para clicar no link.

E como fazer para criar o cardápio e depois o chatbot?

Primeiro, você acessa o link que ensina como criar seu cardápio digital (Como criar o cardápio digital para receber pedidos online).

Depois, quando for criar seu chatbot pelos sistemas listados acima, você necessitará criar as perguntas para direcionar o cardápio.

Exemplo do chatbot a ser criado:

“Olá Douglas, boa noite, escolha uma das opções abaixo para seguir no atendimento.

1 Fazer pedido;

2 Falar com um atendente.“

Após o cliente escolher a opção 1, você colocará a seguinte resposta: “Ok, para agilizar seu atendimento, faça seu pedido através de nosso cardápio online -> https://cardapi.us/delivre

Pronto, o atendimento do chatbot, teoricamente se encerra ali, feito isso, todo o cliente que chegar direto no seu WhatsApp você conseguirá automatizar seu processo de recebimento, pois estará vinculado ao cardápio digital.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo, faremos o possível para te ajudar!

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