Como criar uma campanha no Facebook Ads para meu delivery

Como gerenciar o delivery do meu restaurante
19 de março de 2019
Porque usar cupom de desconto no delivery
21 de março de 2019

O Facebook trouxe com ele uma forma de fazer marketing que alcança um número alto de pessoas e que, provavelmente, alguns empreendedores nunca pensaram em atingir.

E o melhor de tudo isso, você escolhe quanto quer investir, podendo ser R$ 10,00 ou R$ 1.000.000,00.

Agora, para atingir o seu público e ter de fato resultados, você precisa gastar um pouco de tempo na ferramenta, para entender como ela funciona.

Geralmente, a maioria dos restaurantes, lanchonetes, pizzaria, bares contratam uma agência para fazer esse serviço, mas se você quer fazer por conta própria, siga os passos abaixo, que conseguirá criar suas campanhas de forma a trazer mais resultados.

Continue lendo e siga o passo a passo!

 

Faça o levantamento do que pretende patrocinar

Os passos básicos da campanha é a criação, investimento e tempo. Não adianta querer resultados de imediato, sem fazer a campanha com uma boa história e para o público certo.

Então, a primeira coisa a se fazer é, o que você pretende patrocinar? É um novo prato, um novo lanche, divulgar a sua loja para as pessoas, fazer uma oferta de uma promoção, anunciar um evento.

Esse é o primeiro passo, definir o que você pretende anunciar para seu público.

 

Crie uma boa história

Regra básica do Facebook, as pessoas não entram na rede social para ver anuncios, elas entram para se relacionar.

Então, se você simplesmente cria um anúncio dizendo para as pessoas comprarem seu produto, por que é de qualidade e o preço é justo, não vai trazer retorno nenhum.

Uma técnica interessante que as agências usam para criar as campanhas dos clientes é o timing post, ou seja,  aproveitar o assunto que está bombando no momento para criar o anúncio relacionado a ele.

Por exemplo, no momento deste post, um assunto que está quente na internet é sobre a campanha da Empiricus, ela criou uma campanha demonstrando que qualquer pessoa pode chegar a 1 milhão em pouco tempo, investindo 1.500 reais por mês, porém como se fosse uma coisa garantida (Ilegal).

A Bettina que é a personagem da campanha virou meme na internet. Apesar de ser um assunto polêmico, muitas agências estão usando esse tema para criar suas campanhas.

Junto com uma foto de um belo lanche está a mensagem: “Até a Betinna tá ligada que esse investimento vale à pena ser feito”.

É bacana usar essa estratégia, porém tem que tomar cuidado com direito de imagem e de registro em usar o nome de alguma empresa. E nesse caso, se usa o bom senso.

Agora, se você não quiser usar esse tipo de história, use a criatividade e crie uma personalidade para seu negócio e com ela, crie suas próprias histórias.

 

Defina o público alvo

Esse passo é o mais importante de todos, pois de nada adiantará uma bela imagem do seu produto e uma bela história, se você anunciar para o público errado. Não crie uma campanha anunciando um lanche de hambúrguer de carne para uma pessoa vegana.

Uma forma interessante que o facebook tem é, criar um público personalizado para seu anúncio, ou seja, você pode pegar os e-mails dos seus clientes caso você tenha, ou mesmo os números de telefone, pois o número é provável que você tenha e criar o público personalizado.

Com os números de telefone, você entra no Gerenciador de Anúncios (Ferramenta de anúncios) e cria o público personalizado, ou seja, um público baseado nos seus próprios clientes. Depois que criar esse público, ele tem outra ferramenta que é o público semelhante, ou seja, ele vai criar um público semelhante ao seu público personalizado.

O público semelhante pode ser 1.000 vezes maior do que seu público personalizado. Com ele criado, você define sua cidade e pronto, você tem um público para fazer seus anúncios.

Caso, não queira criar pelo número do telefone, você pode criar um público baseados em interesses ou mesmo pelas pessoas que curtiram sua página ou tiveram envolvimento em sua publicação.

 

Escolha uma boa imagem

Uma imagem vale mais que mil palavras. Quando se fala em comida, as pessoas estão acostumadas a comprarem pelo estômago ou também pelos olhos.

A imagem pode fazer a pessoa parar no seu anúncio e tomar a ação que você deseja ou ela simplesmente, pode ignorar seu anúncio e rolar a página do Facebook.

Então, ou contrate alguém para tirar uma foto dos seus produtos, ou tenha uma câmera boa para tirar as fotos.

Criar o anúncio no Facebook Ads

Com o planejamento feito, história criada e imagem em mãos, é hora de botar a mão na massa e colocar o anúncio para veicular.

Lembre-se, um anúncio é feito de investimento e tempo, então, crie o anúncio, coloque quanto você quer pagar para alcançar o seu público e em quanto tempo pretende investir naquela campanha.

Toda a criação da campanha é feita pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook. Você pode fazer de outra forma também, que é criar um post e impulsionar ele, porém, a maneira mais eficaz é anunciar pelo Gerenciador de Anúncios.

 

Acompanhe os resultados

Um ponto muito importante após criar as campanhas é acompanhá-las e analisar os resultados. Simplesmente criar a campanha e deixar rolar, mas não acompanhá-la é a mesma coisa que jogar na mega-sena e não conferir o resultado.

Se você definiu que a campanha vai rodar um dia ou três, verifique os resultados diários e vai ajustando o anúncio conforme necessitar.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário, faremos o possível para responder!

1 Comentário

  1. […] das postagens diárias que você faz, programe e separe uma verba no seu orçamento para fazer anúncios patrocinados no facebook. Eles ajudaram a alcançar cada vez mais […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Cliente