Aplicativo de delivery próprio Vs Aplicativo marketplace: Vantagens e Desvantagens

Usando stories do Instagram para divulgar o delivery
3 de junho de 2019

Com o crescimento do delivery no país, houve uma grande necessidade de melhorar os processos de recebimento de pedidos por conta dessa demanda. E, uma das soluções para esse processo foi a criação dos aplicativos para delivery.

Atualmente, com um maior amadurecimento do uso desses apps, os restaurantes, pizzarias e lanchonetes já conseguem mensurar qual é o melhor custo/benefício em usar uma plataforma de delivery próprio ou uma plataforma de marketplace.

Para aqueles que, ainda não conhecem as principais vantagens e desvantagens de usar um aplicativo de delivery próprio ou marketplace, descreveremos abaixo algumas dicas para conseguir fazer uma avaliação de qual melhor se encaixa em seu negócio.

Continue lendo!

 

Aplicativo Delivery Marketplace

 

Vantagens

 

1. Facilidade para iniciar

A primeira vantagem que o app marketplace traz, é a facilidade de implementação, ou seja, app como o Ifood, você precisa apenas criar seu cadastro, informar os dados solicitados e em pouco tempo o cadastro é liberado para começar a utilizar o app.

A tecnologia sempre atua para proporcionar essa facilidade para implementar processos, claro que, isso irá depender muito de quem desenvolveu a plataforma de delivery. No caso do Ifood, ele traz uma tecnologia inovadora para agilizar essa implantação.

 

2. Visibilidade

Os aplicativos marketplace em geral investem bastante em publicidade, seja na TV, outdoor, internet, e isso apesar de, trazer muita visibilidade para eles próprios, também acabam fazendo o marketing dos que estão em sua plataforma.

Com isso, todos os clientes que estão nessas plataformas, tem como ganho, o marketing gratuito que é feito do seu estabelecimento, justamente por estar dentro do aplicativo de delivery.

 

3. Aumento nas vendas

Com a entrada no app do Ifood, é provável que seu estabelecimento tenha um aumento de vendas considerável nos primeiros meses, pois a fim de mostrar resultados para sua loja, o Ifood sempre posiciona os novos entrantes no topo do app.

Esse posicionamento faz com que o seu delivery tenha uma visibilidade maior e consequentemente, as pessoas tendem a pedir mais. Com o tempo você acaba tendo que disputar posicionamento com as demais lojas, mas, de início, quando você é novo na plataforma, eles te mantém no topo durante algum tempo.

 

Desvantagens

 

1. Pagamento de comissão

Após conversa com diversos proprietários de lanchonetes, pizzarias e restaurantes, constatamos que, quase 100% deles reclamam das altas taxas que são pagas como comissão aos apps marketplace para o uso do app.

Imagine que, um produto vendido a R$ 20,00 e a margem de lucro deste produto é de 30%, ou seja, R$ 6,00, neste caso, se você recebeu o pedido via app marketplace, sua margem de lucro cai de 30% para 18%, pois, 12% é da plataforma marketplace, ou seja, seu lucro cai para R$ 3,60.

Agora, se R$ 20,00 for seu ticket médio, pegue o R$ 3,60 e multiplique pela quantidade de produtos vendidas no mês para saber seu lucro real do mês, e também multiplique por 12% para saber qual seu custo com app marketplace.

 

2. Não tem acesso a base de clientes

Outra desvantagem com o aplicativo de delivery marketplace, é que a loja de delivery não tem acesso a base de clientes, ou seja, quando você receber os pedidos no sistema e por algum motivo você queira cancelar, para conseguir falar diretamente com o cliente, você precisará entrar em contato com a central de atendimento do marketplace.

Não só para a função de cancelamento, mas também, se você quer dar algum benefício para um cliente em especial, você não consegue ter acesso aos dados do cliente.

 

3. Muita concorrência na plataforma

Dependendo da cidade onde o aplicativo marketplace está inserido, existirão diversos estabelecimentos cadastrados, com isso, a concorrência será muito alta.

Imagine que essa plataforma de delivery online é um shopping e dentro desse shopping existem várias lojas, o aplicativo marketplace é exatamente isso. Então, caso você não esteja bem avaliado no aplicativo, seu posicionamento vai lá para baixo da página e é bem provável que seu delivery tenha bem poucos pedidos.

 

Aplicativo de delivery próprio

 

Vantagens

 

1. Fidelização dos clientes

Essa é uma das mais importantes das vantagens do app de delivery próprio. Através do app, é possível criar promoções, descontos, comunicação direta, ou seja, inúmeros benefícios em que você consegue beneficiar os clientes para que eles continuem comprando com você.

Como exemplo, o app tem a possibilidade de criar o programa de fidelidade para que a cada 5 compras, o cliente ganha 10% de desconto na próxima. Esse é um dos tipos de fidelização.

 

2. App próprio é livre de comissão

Uma das maiores dores que os donos de restaurantes, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias sentem, é pagar um custo elevado por cada venda feita no app marketplace, sendo em sua maioria 12% sobre cada pedido. Isso afeta significativamente em sua margem de lucro.

Com um aplicativo próprio que não trabalha com percentual sobre vendas e sim com investimento fixo, como o Delivre, você investe sempre o mesmo valor todos os meses independente da quantidade que você venda pelo app.

E, com isso, não afeta sua margem de lucro.

 

3. Independência para trabalhar

Se hoje, o WhatsApp, Facebook, Aplicativo Marketplace ou qualquer outro meio que você usa para receber pedidos que não seja seu, acabasse, como você faria para receber os pedidos da sua loja?

Com um aplicativo próprio, você foge desse medo e ainda conquista independência.

É difícil dizer que essas plataformas acabem, pelo contrário, a tendência é que elas cresçam cada vez mais, porém, com isso, o custo dela tende a aumentar também. É bom refletir sobre isso!

 

Desvantagens

 

1. Fazer divulgação do app

Umas das desvantagens em ter um aplicativo próprio para alguns comerciantes é, ele será obrigado divulgar por conta própria para conseguir que os clientes baixem e usem o app.

Diferentemente do marketplace que faz sua divulgação por conta própria, quando o cliente faz o app próprio da sua loja, ele precisa divulgar por conta própria.

Essa é uma “desvantagem”, mas pense que, se você não divulgar seu negócio de uma forma geral, ninguém vai te conhecer, seu produto poderá ser o melhor do mundo, mas senão tiver divulgação, ninguém comprará de você.

 

2. O cliente não quer baixar o aplicativo de delivery  

Em muitos casos, ainda que, hoje em dia, tudo está voltando para apps para celular, alguns clientes ainda têm resistência em baixar um novo aplicativo.

Então, essa seria uma desvantagem caso você não consiga converter esse cliente para baixar o aplicativo.

Nesse caso, existem maneiras de contornar essa situação, você poderá ter também o site delivery da sua loja, pois, nesse caso, o cliente não precisa baixar nada ou você poderá mostrar os benefícios que o app traz, por exemplo, se o cliente baixar, ele poderá usar um cupom de desconto para fazer o pedido, ou participar de um programa de fidelidade.

Bom, esperamos ter ajudado a desmistificar as vantagens e desvantagens em ter um aplicativo de delivery próprio ou ter um aplicativo de delivery marketplace. Para saber mais sobre as vantagens de ter um aplicativo de delivery próprio, fizemos um post sobre isso, clique aqui para ler!

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários, faremos o possível para responder!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área de Cliente